O USO DO
BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Quais as
vantagens reais de se trabalhar com o blog em sala de aula? Uma das
respostas mais frequentes é que essa é uma maneira divertida de se
ensinar. O blog permite a liberdade na escrita: pensou, escreveu. A
partir do que foi escrito e da popularidade do blog, surgirá uma
infinidade de comentários. Pode-se considerar, então, que seu uso é
uma boa maneira de estimular os alunos a ler e escrever. Mas, ao
mesmo tempo, se o gerenciador do blog é um aluno, passa a ocorrer,
como propõe Mead (1980 apud Soares, 2000), a busca de informações
dos alunos e filhos em seus pares como fonte de referência. Isso
pode ser um problema devido à falta de maturidade dos alunos.
Contudo, se os professores interagissem de maneira descontraída com
a turma – o que é um hábito extremamente saudável para a
formação dos estudantes –, acreditamos que poderia haver estímulo
mútuo de se escrever e ter seu texto lido e comentado, criando um
excelente canal de comunicação com os alunos. Entretanto, como
veremos na análise deste estudo, não é esse o caso dos blogs com
caráter institucional. No blog, a escrita e a reescrita ocorre pela
associação de fragmentos de textos e ideias. A construção de um
novo texto se dá por meio da intertextualidade de vários textos que
surgem pelo “clicar de botão”. A leitura e a escrita,
transformadas pelo espaço da estrutura hipertextual, criam um novo
perfil leitor/autor/escritor. Nas palavras de Lévy (1999),
A nova universalidade não depende mais da autossuficiência dos textos, de uma fixação e de uma independência das significações. Ela se constrói e se estende por meio da interconexão das mensagens entre si, por meio de sua vinculação permanente com as comunidades virtuais em criação, que lhe dão sentidos variados em uma renovação permanente (p. 15).
Para que
essa interação de fato ocorra é necessário que o professor
participe ativamente dos blogs, tornando-se um ser mais próximo dos
alunos, principalmente no uso da linguagem, e discutir assuntos fora
do âmbito acadêmico. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem
cotidiana, bem simples de escrever e de ler, não há necessidade de
textos longos, e sim de imagens, criando para os professores a
oportunidade de explorar a linguagem não verbal, tão atraente para
qualquer leitor.
Essa é
uma das maneiras de se evitar a dicotomia entre linguagem oral e
linguagem escrita, tão presente na escola, em que o domínio da
escrita é considerado muito mais importante do que o da tecnologia.
Por ser
um ambiente onde se pode opinar e expor seus pensamentos a respeito
de um determinado assunto, o blog é um gênero que possibilita
trabalhar uma variedade textual e o desenvolvimento do pensamento
reflexivo e autônomo dos alunos, exatamente o que os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa buscam:
[...] aprofundamento dos conhecimentos como meta para o continuar aprendendo; o aprimoramento do aluno como pessoahumana; e a formação ética e o desenvolvimento da autonomiaintelectual e do pensamento crítico com flexibilidade, em um mundo novo que se apresenta, no qual o caráter da Língua Portuguesa deve ser basicamente comunicativo (BRASIL, 1998, p. 17).
De acordo
com Moran (2004, p. 46) pode-se afirmar que “[...] são múltiplas
as possibilidades de utilizar as novas tecnologias a favor da
educação”. Ao participar ativamente do blog, os professores têm
a possibilidade de ver a opinião dos alunos a respeito de assuntos
diversos e até mesmo como os alunos o veem fora da sala de aula.
Através das respostas e comentários dos alunos, o professor, tem a
oportunidade de refletir sobre as suas colocações; ação que
provavelmente acarretará em seu
crescimento
pessoal e profissional.
Os
assuntos discutidos nos blogs têm que ser do interesse de todos,
alunos e professores, caso contrário, a interação não ocorrerá e
o blog estará fadado ao insucesso, pois se tornará um instrumento
institucional, de postagens de conteúdo unicamente escolar e
linguagem formal. Ao estar conectado às novas tecnológicas e a uma
nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador está em
constante aprimoramento profissional e atualização de conhecimentos
(Marcuschi, 2004). Logo, torna-se mais conectado com os
acontecimentos no mundo.
Por isso,
ressalta-se, aqui, a necessidade de reflexão e implantação de
metodologias pedagógicas em função das possibilidades abertas
pelas novas tecnologias da informação e comunicação em relação
ao processo de interação entre os sujeitos e em função da
flexibilidade relacionada ao tempo/espaço destinado à aprendizagem
(Souza, 2003).
Considerando
o âmbito educacional e levando em conta as orientações dos PCNs
(BRASIL, 1998), trabalhar com os gêneros na escola, sejam eles orais
ou escritos, é incentivar a construção do conhecimento e
viabilizar a oportunidade de aprendizagem.
Podemos
dizer que o uso dos blogs nas escolas é uma forma de aprimoramento
do ensino, principalmente porque seu uso possibilita valorizar a
linguagem e o conhecimento que o aluno traz consigo quando entra na
escola. Ou seja, essa é uma maneira de estimular a comunicação dos
alunos, valorizando sua linguagem de acordo com sua realidade
cotidiana, de forma que as práticas textuais façam sentido para
eles.
Dessa
forma, os alunos praticam leitura e escrita, passando a dominar a
construção dos textos, o que é essencial para que possam se impor
e se expressar, principalmente porque cada gênero, ao ser veiculado
em outro lugar fora daquele ambiente em que normalmente circula, pode
sofrer transformações, passando de gênero de comunicação a
gênero de aprendizagem. Assim, ao trabalhar com os gêneros na
escola, deve-se ter o cuidado de fazer com que o aluno perceba que
pode utilizá-los no seu meio social e que ele faz parte, ou pode
fazer parte, das suas atividades sociais (Marcuschi, 2004, Koch,
2007).
Incentivar
o uso dos blogs pode ser considerado uma forma de se produzir
atividades de produção textual fora do ambiente convencional de
sala de aula. O perfil dos alunos mudou; logo, a escola precisa
acompanhar essa mudança, mas de maneira didática, ou seja,
capacitando os professores no domínio de novas tecnologias e
atualizando seu sistema de ensino. O uso do blog como instrumento de
ensino-aprendizagem, além de despertar o interesse do aluno, pode
ajudá-lo a usar de forma mais cuidadosa e seletiva as inúmeras
ferramentas e informações disponibilizadas na internet, assim como
acredita Marcuschi (2004).
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